Por: Gigi Vilela @gigivilela
Vai uma cervejinha para hidratar?
![]() |
Ta vendo esses pontinhos amarelos? Somos nós. |
![]() |
Cara de feliz depois da cerveja! |
Encontrei na internet várias agências de notícias alardeando um curioso estudo de 2007 do Professor Manuel Garzon da Universidade de Granada na Espanha alegando que a cerveja teria um efeito um pouco de hidratação após o exercício do que a água. Pareceu bastante convincente, uma vez que o professor Garzon é um cientista e algumas fontes de notícias respeitados publicaram a história.
O problema é que no site da Universidade de Granada, procurando na lista de publicações científicas do Professor Garzon , não é possível encontrar o tal estudo e para piorar, o Professor Garzon, nega que a cerveja tenha um efeito de hidratação melhor do que água.
"No que diz respeito a informação que você cita, foi tomado errado pelos jornalistas", respondeu o professor em um email em que perguntei sobre o artigo. E pelo jeito, ele atende pelo nome de Professor Manuel Castillo, não Garzon. "O que descobri foi que a hidratação com cerveja com um nível de álcool de 4-5% em uma quantidade moderada, de 660 ml, não é melhor, nem pior do que a hidratação com água."
Além disso, o professor Castillo citou um artigo anterior publicado no Journal of Applied Physiology pela SM Shirreffs e RJ Maughan, da Universidade de Aberdeen Medical School, no Reino Unido, em 1997. Descobriram bebidas contendo 2% ou menos de álcool não tiveram nenhum efeito diurético na recuperação, enquanto houve um pequeno efeito negativo na recuperação diurética com bebidas contendo 4% de álcool.
Deduzi então, que parece não haver uma diferença significativa entre as duas bebidas ( água e cerveja), se ingeridas em pouca quantidade, após a corrida , e pode haver um ligeiro efeito negativo com a re-hidratação com cerveja.
Agora, a minha própria teoria do efeito positivo da bebida é de que o álcool da cerveja tende a entorpecer a dor pós-corrida, por isso se sente melhor quem bebe cerveja. Talvez a recompensa mental de uma cerveja depois de uma corrida longa e difícil torne a experiência geral mais agradável, fazendo você querer repetir a dose, neste caso, as doses, da cerveja e da corrida. Então cerveja poderia ser, de fato, um aliado.
![]() |
Carly e sua cervejinha! |
Além do mais, não estamos sós nessa. Conhece Carly Johann. Se prepare para conhecer uma linda triatleta apaixonada por cerveja!
Meu veredicto, já que nenhum artigo foi totalmente conclusivo, é que vale a pena se dar ao luxo de uma cerveja depois da corrida, afinal brindar com um copo de cerveja geladinha é bem mais legal do que com água!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!