terça-feira, 17 de setembro de 2013

Um sonho chamado Mundial do Ironman 70.3 Las Vegas (Parte 2)

Por: @jujusacchi

Enquanto subia empurrando a bike e tentando recuperar o folego, vi minha mãe e meu padrasto: “Vai Juuuuuuu!!!!” – eles berravam! Não conseguia nem falar... Mas tudo dentro do esperado! Subi na bike e o cara da frente derrubou a sapatilha quase causando um acidente! Consegui desviar e fui! Não deu tempo nem de se recuperar da natação e a subidona já começou!

As pistas estavam mto molhadas e a prova estava perigosa!!! Tínhamos q tomar cuidado no começo com as descidas e aí não dava pra correr atrás do tempo perdido nas subidas!! 

Logo no início, vi que havia feito a escolha certa! Muitos óculos jogados pela estrada... com certeza ngm estava enxergando nada!!

Primeira hora de prova e deixei cair as capsulas de sal e bcaa, pois eu havia virado o saquinho pra baixo para as capsulas não molharem! Ali, eu sabia q iria sofrer!!! Lembrei do Fabio: "JU, esta prova eh 70% nutrição!!!" Droga! tinha derrubado os 70% da minha prova! Que erro mirim!!!! Mas aqui eu não me desesperei!! Qnto ao sal, eu tinha o salgadinho pretzel que poderia comer de hora em hora, mas o BCAA não tinha substituto! Primeira perna - 45km de subida, subida e mais subida! Era desesperador!!! E aí minhas costas sofreram, parecia q eu carregava um piano!! Mas isso não mudou em nada meus planos!! Ignorei a dor!  

A minha preocupação era outra: muita gente furando, parada ali no meio do nada, literalmente no meio do deserto e eu corria o risco de ser a próxima...então, continuei rezando para meu pneu não estar esvaziando! 

A paisagem era espetacular, mas curtir era impossível em meio a tanto esforço!

O pedal foi sofrido o que me abalou um pouco, porque normalmente é o esporte que eu vou melhor! Para piorar, às 10hs começou a sair o sol!! No km 70, qndo o percurso ficou mais plano, o vento apareceu (esta é uma das desvantagens de ser a última a largar - qnto mais tarde, maior o vento e a temperatura)! Foi duro manter 32 km/hr na descida pra vcs terem noção, mas isto não durou muito, o percurso mudou e o vento parou de atrapalhar! Estava bem cansada... As pernas já não respondiam tanto, mas mesmo assim pedalava a 40km/hr no plano para tentar recuperar as subidas! Senti a brutal diferença para o meio Ironman de Penha que fiz o percurso da bike sorrindo!!!

Os últimos km: mais subidas!!!! Quero dizer, UMA única subida constante!!! Affff, sairia pra correr com pernas de pedra!!! Bateu 90km e nada da placa!!! Putz!! Ainda tinha essa: o percurso estava maior (deu 1,3km no meu garmin a mais)! Qndo avistei a T2, tirei os pés da sapatilha e me concentrei para levantar a perna! Achei q não fosse dar e acredito q os Staffs tb ficaram na dúvida! Rsrs!! Desci da bike com dificuldade e já gritei meu número: “2040!!!! 2040!!!” E em segundos, minha sacola de corrida estava na minha mão! Aliás, organização impecável (Mas tenho que abrir um parênteses aqui: a organização do meio do Brasil não fica nem um pouco para trás)!! Sentei na tenda para colocar o tênis e ahhhhhh q vontade de não levantar nunca mais!!!!! Kkkkk!

Saí pra correr tensa, preocupada com a canela, mas até então: “so far, so good!” Km 1 fechei para um pace de 5:10, ritmo confortável, e logo pensei: "to bem!!!! Uhuuuu!!! Vai encaixar, é só não forçar!!!" Sabia q o começo seria mais difícil pq a perna estava pesada da bike!! Mas logo no km 1,8 senti uma fisgada na coxa direita...Outch!!! Cada pisada era uma facada! Enquanto corria, tentava massagear a perna perto do joelho e nada da dor passar!!! Km3 e os dois tendões de Aquiles gritaram!!! Mas, perto da dor na coxa que era de chorar e não dava trégua, esta dor não era nada! ignorei! Km 5 e a outra coxa fisgou! Efeito de não ter tomado o BCAA: pernas totalmente fadigadas!

Não tinha mais o que fazer, sabia que teria que correr com dor!!! Afinal, não existiam as opções: parar, andar ou desistir! Já tinha corrido 3km com dor e ainda faltavam 16!! 16!!!! E pra piorar ainda tinha a dor da virilha q não me largou desde a natação!!!  Então, pensei: "Calma Ju, vc ainda tem cabeça e coração!!!" Lembrei de todas as minhas amigas que treinam comigo e das msgs q elas me mandaram antes da prova: "Ju, vc é samurai! Vc é kamikaze!!, vc tem um psicológico de aço, inabalável... nunca vi ninguém com tanta cabeça que nem você!! Vc é meu orgulho! Aposto todas as fichas em vc: ALL IN!!!" Então, respirei fundo e lá fui eu: "1,2; 1,2; 1,2" eu repetia num ritmo cantado acompanhando minhas passadas: "Não diminui, não diminui!!!" falava num tom sério. Lembrei tb do meu treinador: "Ju, esta prova é mais cabeça do que pernas!!!!" E eu falava: "cabeça, Ju! cabeça!!! Power of the mind over the body!!! Vamos!!!" E enganava meu corpo fingindo que estava bem!! Como? Vibrava com a torcida, acenava, batia palma, gritava: uhuuuuu!!! Fazia sinal de que estava bem, feliz!!! E, mesmo com dor, eu realmente curti cada minuto! Percebendo que eu retribuía a torcida, a cada volta eles gritavam qndo eu passava: "Heyyyy, we know you!!! It’s Giulianaaaaa... we like you!!!" "Gooooo brazil!!!!" "keep going"! Tinha muita criança como voluntária e era demais receber um apoio desses anjinhos: “Stay Strong!! You are already a Champion!!” kkkk... demais!! Enfim, costumo ir super concentrada em todas as provas, mas ali era diferente! Não poderia forçar muito mais, porque senão iria quebrar bonito, tinha que ter cabeça e manter um pace confortável!! E as duas primeiras voltas foram assim....14km, sendo 7 só de subida e pace médio de 5:38!! Se eu pudesse manter este ritmo faria um pco menos de 2hs que era melhor do que eu esperava fazer com as pernas boas!! rs!! 

Quase 1 da tarde, o sol estava no auge, faltavam 7km, mas o meu cansaço já era mais visível...Esta hora a prova começa ficar deprê (mais uma desvantagem de largar por último). Quem largou mais cedo, já terminou e quem não terminou ainda é porque quebrou!! Muita gente andando, chorando, parando de correr na sua frente...a torcida já não estava mais lá e eu tb não conseguia nem mais agradecer quem ainda estava por lá... levantava a mão timidamente e fazia um jóia para agradecer!!! Mas ainda tinham os para atletas e isto dava mta força para continuar! Admiro demais essas atletas! Um exemplo para qualquer pessoa!
 
Fui para a terceira e última volta, mas no km 17 a dor nas pernas era imensa!!!! Não consigo nem explicar! Mas eu continuava concentrada nos meus pensamentos de que eu conseguiria! E assim fui durante os inacabáveis quilômetros de subida: Devagar e sempre! Aqui, confesso que senti medo de não conseguir!! E, não foi pouco não! Foram os 3km mais sofridos que já fiz!! Mas nossa cabeça faz milagres e está aí a prova disso!! No último km tirei forças de onde não tinha e acelerei!!! Fechei o km final para 5:05!!! Não me perguntem como! Aliás, é daí que vem o meu apelido de Kamikaze, dado pela Gigi...rs!


Foi então que o Garmin apitou: 21km!!! AHHHHHHH MEU DEUS!!!!!!!! Eu conseguiiiii!!!!!!!!!!!!!! Eu conseguiiiii!!!!! Corri 21km sem perna, com dor, exausta, no deserto, com um calor dos infernos e sem diminuir o ritmo!!!!!!! Eu consegui!!!!! Cumpri minha estratégia!!!! que emoção!!!!! menos de 100m pra cruzar a linha de chegada e olhei o tempo total: 5:53 (7min a menos do tempo que imaginei fazer)!!!!!!!!!!!!! Meus olhos encheram de lágrimas.... Um soluço preso na garganta... Dor, orgulho, emoção, alívio, felicidade, alegria, cansaço, exaustão, garra, determinação, superação, limites.... Explodi!!!! Cruzei a linha de chegada segurando a bandeira do Brasil e chorei!!! Chorei mto! Por tudo que eu passei até chegar ali, por estar num mundial, entre os melhores do mundo, por ter completado meu sonho... Um sonho vivido com mto amor, carinho e dedicação!!!! Que emoção!!! Desejo que vcs um dia sintam tudo o que eu senti, pq isto é inexplicável!!!!!! 

Terminei a prova muito feliz e orgulhosa de como superei todos os problemas, todos os limites e como mantive a cabeça firme nas horas que mais precisei!
 
Deixei Vegas com a melhor sensação do mundo: a de dever cumprido!!! No mundial, o nível é completamente diferente do que estamos acostumados e, por isso, ali eu era a minha única adversária e essa competição “eu venci!!!”.

 
Que venham os próximos desafios!!! Obrigada de coração por todo carinho e torcida! 
 
Para quem quiser ver um pouquinho mais da prova, segue abaixo o vídeo:
 

Bjs, Ju.

5 comentários:

  1. Ju
    Muito comovente e emocionante o relato...vontade de te carregar no final, queria que minhas pernas fossem suas (kkkk..mas nem precisou kkkk)!!! Lindo! Torci por voce desde que eu comecei a seguir o WIT no Instangram. E creio que toda nossa torcida veleu super a pena! Mil parabens! Super orgulhosa de vc e saiba que voce me inspira diariamente!!! Beijos grandes Vanessa Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigada querida pelo carinho!!! Que bom saber td isso!! bjs, Ju!

      Excluir
  2. Nossa, eu não me emociono fácil mas lendo seu relato mareei os olhos!! Você conseguiu passar o sentimento que teve durante a prova da forma mais simples e verdadeira, deu pra sentir junto com você as angústias, medos, dores, força, concentração e foco!!
    Muitos parabéns pela sua conquista.. Eu quero um dia poder chegar perto dessa emoção!! Você é uma pessoa inspiradora e adoro te acompanhar!
    Beijos de uma seguidora "anônima" do IG! :)
    Carolina Louro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada de coração querida!! Muito bom saber que passei um pquinho de td pra vcs! Bjinho, JU.

      Excluir
  3. Ju!!! Realmente incrível! Você pode tudo, garota!!! Um grande exemplo pra mim! Parabéns por toda a garra, coragem e persistência! E pelo sábio manejo com os imprevistos!! Você foi fera!

    ResponderExcluir

É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!