sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Maratona Encantada


Por: Gigi Vilela

Qual a distância mais difícil que você já coreu? Me perguntou outro dia uma amiga.
Minha distância mortal é sempre 500m. Os últimos 500 metros de qualquer prova são minha passagem pelo inferno. Pode ser de 5, 10 ou 21K. No final, o sofrimento é sempre igual.
Pensando nisso, fui pesquisar de onde é que surgiram os tais 195mt que se colocam entre o maratonista e a chegada. E não é que até nisso, os governantes tem culpa?
Como todo mundo sabe, os 42km são a distância entre as cidade de Maratona e Atenas, percorrida pelo atleta Filípedes, para avisar às mulheres gregas da vitória e evitar um suicídio coletivo.
Até o ano de 1908, a prova criada em homenagem ao soldado corredor, variava sua distância, nunca ultrapassando os 42km. Histórias curiosas, como a de atletas desclassificados por terem "corrido" a maior parte de carro, eram comuns já que a plateia ficava por conta dos deuses. Mas em 1908, a família real inglesa decidiu que assistiria a tal prova. Diante desta declaração, o que mais poderia ser feito, se não mandar a tal corrida passar por dentro dos jardins reais? O percurso foi modificado e ficou-se estabelecido que daquele dia em diante, esta seria a distância oficial da prova. Esta é a versão histórica.

Pode ser que esta desculpa tenha convencido a vocês, mas não a mim. Nada me tira da cabeça que algum monarca fanfarrão, de caso com a mulher do rei, que assistiria a tal corrida até o fim, inventou os tais metros a mais só para ter tempo de voltar aos seus aposentos, mas, com medo de ser pego, contratou uma bruxa, muito comum naquela época, para enfeitiçar os tais 195mt e assim, esta parte da prova pareceria durar eternamente.
bjs Gigi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!