sexta-feira, 31 de maio de 2013

Comendo para Emagrecer

Dieta? Já caí em muitas. Das mais doidas até as que parecem funcionar para todos, menos para nós. Também já tive aquela fase maluca de querer ser magra inspirada nas modelos. Morei em Nova York, eu era uma artista plástica magra no meio de várias brasileiras modelos esqueléticas. Aos 21 anos eu pesava exatamente o que peso hoje, mas claro que ao olhar para minha turma da moda, me sentia gordinha. A solução. Viver de salada, pular refeições, jantar apenas uma fruta ou uma sopa de legumes.

Quando penso nas besteiras, dou risada comigo. Primeiro porque hoje em dia eu prefiro muito mais meu corpo do que naquela época e mais ainda do que o corpo de muitas meninas que aos meus olhos lembram um croqui. 

Numa das minhas vindas ao Brasil, me consultei com a nutricionista Patricia Bertolucci, na época responsável pelo time do São Paulo. E foi só então que tudo começou a fazer sentido.

Fruta a noite - Nada mais equivocado para quem quer emagrecer. Toda fruta tem açúcares e por isso, alto índice glicemico ( IG). Cada alimento possui um IG, ou seja, o tempo de digestão e absorção do carboidrato pelo organismo. Estes alimentos liberam a insulina que inibe a produção do famoso GH ( hormônio da juventude). Para quem deseja emagrecer, o melhor é comer uma carne magra acompanhada de algum legume com baixo IG, assim mata a fome e ainda produz o tal hormônio.

Ficar horas sem comer - Simplificando. Quando não temos fome, conseguimos escolher os alimentos com a cabeça. Quando passamos horas sem comer, a fome toma conta da razão e nos transformamos numa draga! Ao comer de 3 em horas ( o jejum de 3 horas também é importante), fazemos com que nosso corpo fique sempre funcionando e nosso metabolismo acelera. Mais ou menos como quando estávamos na escola. Os alunos que prestavam atenção nas aulas e estudavam um pouquinho todo dia, quase nem precisavam estudar antes das aulas. Já os mais relapsos, deixavam tudo para última hora e aí, claro acabavam com indigestão rs. 
Dica: tenha sempre uma comidinha saudável à mão. Frutas secas, barrinhas, castanhas, fruta. E não espere seu corpo ficar com fome!

Como não sou nutricionista, conto o que aprendi e que funciona para mim, mas acredito que cada pessoa deve aprender a se conhecer, notar quais alimentos fazem bem, e quais demoram para digerir, isso é muito pessoal. Uma coisa eu acredito que sirva para todas, variedade! Assim como nossos músculos se acostumam aos mesmos exercícios e param de fazer efeito, nosso corpo precisa de novos estímulos. Nada em excesso faz bem. 

Beijos e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!