Por: Gigi Vilela
Como vocês sabem, a cozinha asiática é uma das minhas grandes inspirações, principalmente por ser saudável e usar o óleo de coco, que adoro, ao invés dos outros óleos, além de ser um dos únicos dois óleos que não perdem as propriedades em alta temperatura ( o outro é o óleo de barú), é antioxidante, ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim, melhora o sistema imunológico e muito mais.
Hoje preparei este arroz com lulas e palmito pupunha para o jantar. Minhas receitas se criam sozinhas, tudo depende do que tenho na geladeira. O meu ingrediente secreto é a criatividade rs.
Esta receita, assim como a maioria, é bem fácil e prática. Se você for organizada, fica pronta em 20 minutos!
Ingredientes:
- óleo de coco
- 1 cebola picadinha
- salsinha e cebolinha
- 1 pacotinho de arroz Basmati que, diferente do arroz branco, conserva seus nutriente como nos conta a nutricionista Patricia Bertolucci aqui.
- 250g de anéis de lula ( pode ser congelado)
- Palmito pupunha ( usei o congelado, é muito prático)
- 1 copinho tamanho de cachaça de molho de peixe ( típico tailandês, em lojas orientais)
- 2 colheres de sopa de mostarda com mel
- suco de meio limão ou um, dependendo do seu paladar.
- raspas de limão
- Sal rosa dos Himalaias ( saiba mais sobre ele aqui )
- For de sal ( eu nunca uso o sal comum, mesmo para colocar na água fervendo, prefiro o sal grosso que é mais "natural" e passa por menos processos químicos do que o sal simples.
Modo de Fazer:
Coloque um saquinho do arroz Basmati numa panela com água fervendo e sal grosso. Enquanto o arroz fica pronto ( é bem rápido), você pica e prepara os outros ingredientes.
Numa panela wok vá colocando os ingredientes, comece pelo óleo, depois cebola, doure a lula que deve soltar água. É este caldo que será a base do seu prato. Se for preciso, coloque um pouco mais de água. Quando a lula estiver no ponto, despeje o molho de peixe ( já é bem salgado, por isso basta completar com o sal rosa). Coloque a mostarda, as ervas, o palmito pupunha ( eu coloquei picado em tiras) e esprema meio limão. Deixe as raspas para colocar quando o prato já estiver pronto, elas dão o toque final no sabor e não são apenas para enfeitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!