quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Esporte X Corpo Bonito


By: Gigi Vilela

Esporte não é garantia de corpo bonito e nem corpo bonito é garantia de bom rendimento no esporte.
O que mais escuto quando saio para jantar é o seguinte: "Você pode comer o que quiser, né? Amanhã queima tudo no treino?"
Não! Eu não posso comer tudo. Embora eu coma tudo o que tenha vontade. Mas ter um corpo bonito para mim não é o objetivo final. Meu objetivo é melhorar a minha performance, e muito provavelmente, melhorando minha performance o meu corpo vai melhorar junto, naturalmente.
E por que? Porque eu amo os esportes e me sinto melhor conseguindo um bom rendimento na corrida, conseguindo acompanhar meus amigos na mountainbike, tendo fôlego para me jogar no mar até aprender a fazer kite e tantos outros esportes que adoro e outros que ainda vou conhecer. Mas principalmente para estar com meu filho e proporcionar a ele um estilo de vida saudável.

Quem faz esporte sabe bem que muitas vezes emagrecemos quando paramos de treinar. Nossa fome diminui e se nos exercitarmos apenas com o objetivo de ficar "bem na fita", logo teremos resultado. Mas é ai, que eu pergunto. Pra que você quer seu corpo sarado?
No meu caso, preciso de pernas fortes e músculos para sustentar os joelhos. Muitos dos exercícios que faço, embora fortaleçam as camadas mais profundas do músculo, nem aparecem no espelho,rs. Mas é esta força escondida que me dá potência. E claro, que quanto mais força e menos eu me machucar, mais vou poder treinar e é aí que entra a queima de gordura. O que só acontece se eu me alimentar bem. O que significa que não adianta eu comer um tiramisu e sair para correr! Eu não vou queimar o doce, vou apenas queimar meus músculos que precisam de carbo e gorduras saudáveis e não de comidas sem nutrientes. Por isso, eu como bem, não passo fome, mas escolho muito bem e sim, muitas vezes não como um brigadeiro ou bolo de chocolate, ou uma garrafa de vinho por um motivo obvio, estou em época de corrida e não quero jogar fora tudo o que treinei. Mas logo depois, dou uma relaxada e como e bebo a vontade.

Mas o que acho mais importante é que nem todos tem o mesmo tipo físico. E nem por isso, o alto e magro é mais bonito do que o de quem é mais cheinha, tem ossos largos e pernas grossas. Precisamos aprender a ter um corpo bom, mas sempre lembrando que graças a Deus fomos feitos em várias versões, então, seja a melhor versão de você mesmo, pois nunca será a do outro.
Tenha em mente que o resultado é um conjunto de fatores e o presente é um corpo bonito, não o intuito. Nosso intuito deve ser saúde! Não adianta ficar 3 meses durante o verão com um corpão construído com pílulas mágicas, pois o encanto tem tempo limitado! Essa busca desenfreada pela beleza é uma corrida onde o final nunca acaba bem. É importante pensar em nossos reais objetivos. Alias, aqui a palavra REALIDADE é a chave. Vamos viver e melhorar a nossa realidade e aprender a conviver com ela. Vamos lutar com determinação para fazer do nosso corpo o nosso tempo, para obter o melhor resultado dele, mas sempre respeitando o que está acima de tudo isso, e muito além de troféus e medalhas, a nossa realização pessoal. O meu desejo para vocês neste ano novo é que fortaleçam cada dia mais a saúde. A saúde mental, espiritual e física. E que usem o esporte cada vez mais para a socialização da família, dos amigos e de quem vocês amam.

E para ter saúde, nada pode estar em desequilíbrio. Não acredito em extremos e em nenhuma mudança radical. Tenho experiência e convivência com pessoas que mudaram radicalmente suas vidas e do dia para noite pararam de beber, de namorar, de comer e se jogaram no esporte. Minha opinião? Esporte não é seita e embora possa ser uma ótima ajuda, não é "A solução". De nada adianta trocar uma nóia para outra. Esporte faz muito bem, mas em excesso, também faz mal.
Esporte não é garantia de corpo bonito. Esporte é garantia de alma em festa!

Beijos e feliz Natal

Gigi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!