quinta-feira, 4 de julho de 2013

Erros a serem evitados durante uma prova de corrida

Por: Ju Sacchi @jujusacchi

Já demos as dicas dos cuidados que devemos ter antes da prova aqui, mas e durante?

Preparamos uma lista dos erros mais comuns a serem evitados durante uma prova de corrida:
Não saber onde são os postos de hidratação

Fundamental para você saber quais os quilômetros terá que dar um gás para conseguir manter o ritmo, já que para beber água acabamos diminuindo um pouco o ritmo e, segundos, no nosso caso, são essenciais no final! Além disso, o gel deve ser tomado com água, então prepare-se e saiba quando tirar o gel do bolso!

Não ter uma estratégia para seguir

Super importante! Você precisa saber quais os ritmos irá seguir, quais os quilômetros terá que diminuir o pace por causa de uma subida. Enfim, se você quer buscar um resultado, bater um recorde, precisa calcular o pace médio para conseguir! Faça uma estratégia que seja possível de ser cumprida!

Largar muito rápido

O ideal é que você consiga fazer uma corrida progressiva! Além disso, o desgaste excessivo pode aumentar a produção de ácido lático e causar fadiga muscular! Não queremos isso logo no começo, certo?!

Correr em ziguezague durante a prova

Correr em linha reta é difícil, porém ziguezaguear aumenta o percurso da prova, além de aumentar o risco de sofrer uma lesão, torcendo o pé ou levando um tombo!

Errar o ritmo ao pegar água

Diminua um pouco o ritmo para conseguir beber água, mas não pare! O ideal é fazer um furinho no copo e beber no máximo 200ml. Eu me policio bastante nestas horas, pq a vontade que tenho é de beber todos os copos do posto de hidratação e aí acabo ficando com o estômago pesado para correr. Isto eu já aprendi, beber menos água do que realmente eu gostaria! Preste atenção e conheça seu corpo!

Molhar o tênis quando for jogar água na cabeça

Já li que jogar água na cabeça não é bom, porém eu não consigo! Sinto muito calor e sempre acabo me refrescando com água (por esse motivo, estou sempre de viseira e não de boné!!). Então, só tomo cuidado para a água não encharcar meu tênis! Correr com o tênis molhado não é a coisa mais agradável!

Fazer as curvas pelo maior lado

Correr pelo lado de dentro, principalmente em curvas longas, pode diminuir a distância de prova.

Não se alimentar durante a prova

Nos treinos tomamos o gel de 45 a 45 minutos. Na prova, se quer aumentar a performance tome de 30 em 30 minutos! Se você se sentir “embrulhada”, tome de 40 em 40min, mas não deixe de tomar! É fundamental!

Experimentar um gel novo durante a prova

Confesso que já fiz isso e não deu em nada, mas poderia ter dado, né?! E aí, meses de treino jogados fora por causa de uma bobagem! Leve os seus géis contadinhos! Costumo levar sempre 1 a mais, afinal você pode precisar ou ter feito a conta errada..rs!

Não acreditar em você

Acredite, confie, lembre-se que o mais difícil (que são os treinos) já foi feito e que você está preparado! Cabeça é fundamental na prova! Ela comanda seu corpo! Treine sua mente também!

Boa prova e arrase!!! 

2 comentários:

  1. Ju e Gigi..td bem?
    Estou adorando as dicas de voces..ja ate falei isso no IG! Mega fanzoca!
    Há um ano comecei a treinar o trio (natação/ corrida/ bike), mas nem tinha intenção de fazer prova nenhuma. Tinha acabado de ter nenem e a ideia era ter condicionamento para correr.Agora, ja to começando a ter ideias de provas..mas junto vem vaaarias duvidas. Principalmente na transição. Sera, que voces podem dar umas dicas sobre o assunto? Vi que voces são profissas e todas as dicas são boas...então por isso resolvi perguntar por aqui...
    De qualquer forma...o trabalho de voces é otimo!
    Parabens!
    Bjs
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, você nem imagina como isso nos faz feliz! É para conhecer pessoas como você que fazemos tudo isso. Vai nos mantendo informadas das suas provas e treinos.
      beijos e mais uma vez obrigada!

      Excluir

É sempre ótimo saber a sua opinião! Obrigada por participar. beijos da Ju e Gigi!